top of page

Jp Santsil - Convido a conhecer meus trabalhos, bem-vindos/as!

Fundador da ORGTASK. Nasceu em Salvador, capital do Estado da Bahia, tendo se dedicado mais da metade de sua vida a projetos de ativismo social, educacional, cultural, ecológico e sustentável com crianças e jovens em estado de risco e extrema pobreza nas favelas e comunidades carentes do Brasil e Ecuador. É cidadão do Estado de Israel, oriente médio asiático, onde se dedicou a projetos ecologicamente sustentáveis e atualmente vive em Santa Catarina trabalhando em missão na Organização Mundial de Culturas e Sistemas Regenerativos Sem Fronteiras, e em particular, numa mesinha de sua casa, em sua espiritualidade, tenta criar um mundo novo mais ou menos perfeito em sua paixão por escrita e amor a literatura. Além de ser percussionista de ritmos afro-brasileiros, e atuado muitos anos como transmissor da Cultura Imaterial, como: Capoeira Angola de raiz e divulgador das Culturas de Roda (Samba de Roda, Jongo, Coco, Ciranda, Embolada, entre outras...). É escritor e autor do livro: O FILHO DAQUELA QUE MAIS BRILHA - A incrível saga do Quilombo dos Palmares no Novo Mundo, que teve lançamento em novembro de 2021 pela Editora Coverge. Possui uma coluna literária quinzenal no Portal Literário RUÍDO MANIFESTO, intitulada: ESCRITOS DO ONTEM, AGORA E AMANHÃ. E, em julho de 2020, fundou a comunidade midiática colaborativa INfluxo (www.influxo.tv), uma plataforma de mídia social blog, dedicada a Arte e Cultura, Políticas Públicas e Ecologia. 

Missão

Sabendo da existência de novas e sutis formas de opressão e ignorância, gerando a escravidão cultural que impera na moderna, industrial tecnológica, e agora virtual sociedade. Que devido à atual situação mundial, o desespero apoderou-se dos indivíduos humanos no nosso planeta, onde os fatores dos impactos de cada vida humana que nasce, retratam que nosso modo de vida é totalmente insustentável, e, por vezes homicida, genocida e suicida perante aos nossos recursos naturais, ecossistemas, biodiversidade e comunidades étnicas tribais, e, menos desfavorecidas socioeconomicamente. É que acredito no Poder e na Magia da EDUCAÇÃO, na Força e na Vitória da UNIÃO, na Alegria e Felicidade da SOLIDARIEDADE, na Simplicidade e Valorização da HUMILDADE, na Esperança e Manifestação da FÉ e na Salvação e Vida do AMOR, como expressões da sadia e inteligente formação cultural da condição humana de se auto curar. Por isso, meus principais objetivos é embasado na pretensão de conscientizar as comunidades humanas para o benefício que traz o conhecimento dos princípios básicos da sustentabilidade, ecologia, sabedorias e solidariedade, ecoalfabetizando-os em vivências práticas sobre o impacto da nossa vida pessoal e social na comunidade e no meio ambiente, e, na educação ambiental com respeito à descoberta do nosso potencial de restauração e convívio harmônico com toda natureza.

FORMAÇÃO

·       Universidade Corporativa do Banco do Brasil – Estratégia de Negócios em Desenvolvimento Sustentável

 

·       Marizá Epicentro – Agricultura Regenerativa

 

·       Instituto Agroecológico Kilombo Tenondé  – Agrofloresta, Compostagem, Construção Natural de Abrigos

 

·       Instituto de Permacultura da Bahia  – Agricultura Orgânica Policultural Sustentável

 

·       Havat Shorashim Israel  – Agricultura Orgânica, Sistema de Gotejamento, Fertilizantes e Pesticídas Orgânicos

·       MIZUMI Israel  – Eco paisagismo de Jardins aquáticos

·       Eco Green Success Israel  – Mediterrâneo Paisagismo Ecológico

·       Freedome Israel  – Construção semiecológica de habitações humanas tradicionais da Mongólia YURT & Dome

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS

2022 (Atualmente) - Organização Mundial de Culturas e Sistemas Regenerativos sem Fronteiras: ORGTASK

Cargo: Idealizador, Proponente, Co-Fundador, Financiador, Diretor Financeiro.

Principais atividades: Captador de Recursos, Assessor e Planejador de Programas e Projetos Sustentáveis e Regenerativos em Educação, Ecologia, Cultura, Arte e Políticas Públicas.

Descrição: Startup de Soluções Regenerativas do Terceiro Setor, sendo uma Associação Civil Organizada de nome Organização Mundial de Culturas e Sistemas Regenerativos Sem Fronteiras, com base em Santa Catarina e representações nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Bahia e Brasília-DF, e também, representações internacionais em Israel, Nigéria, Nova Zelândia e Noruega em que prestamos Assessoria e Planejamento de Programas e Projetos Eco-Socio-Educativo-Artístico-Cultural de Desenvolvimento Sustentável, científico e geopolítico, com ou sem fins lucrativos, com a Missão de congregar os ativistas e amantes dos diversos movimentos ecológicos, dos direitos humanos e da Terra, digitais-virtuais, educacionais, sociais, étnicos, culturais, artísticos, musicais, literários, jornalísticos, acadêmicos, científicos, religiosos, xamânicos, terapêuticos, espirituais e ambientais. Bem como a comunidade em geral, sem distinção de idade, gênero, cor, nacionalidade, profissão, credo religioso e político. Para juntos expandirmos oportunidades culturais, ambientais e comunitárias. Enriquecendo e fortalecendo a comunidade na troca de saberes e conhecimentos individuais e coletivos tanto nos ambientes físicos ecológicos, rurais e urbanos, como pela internet aberta. Visando enraizar práticas educativas e sustentáveis, em que influenciadores, agentes culturais, ativistas, educadores, pesquisadores, profissionais e criadores de conteúdo dos vários países lusófonos e demais nacionalidades do mundo participem como agentes multiplicadores, para fornecer um cardápio diverso de contatos, saberes, vivencias, atividades, inteligências, soluções e oportunidades.

OrgTask - Logo longo.png

Jardim Orgânico Comestível - Sustentabilidade Doméstica e Familiar

Descrição: Para muitas famílias, as hortas domésticas são tradição e certamente nunca perderam a importância. Para outras, entretanto, elas acabaram perdendo espaço a partir da evolução econômica da sociedade. A razão para isso passa pelos movimentos de migração para a área urbana, somada ao maior número de pessoas trabalhando fora de casa e à ampliação da oferta de alimentos industrializados, que acabaram se tornando uma opção tentadora para aqueles que dispõem de pouco tempo livre. Mas, como a sociedade está em constante mudança e revendo conceitos, as hortas domésticas parecem estar retomando sua importância. A afirmação é possível na medida em que tem crescido a conscientização da população sobre os benefícios de se ter um espaço destinado ao cultivo de plantas em casa. Assim vos apresento o meu Jardim Orgânico Comestível: Acompanhe o seu desenvolvimento no Instagram: Minuto Ecológico

2013/2020 - Construção Ecológicas de Pista de Bicicletas MTB (Shivil Ofanaim Israel)– Kibutz Samar & Ministry of Tourism - Israel

Cargo: Gerente de Construção e Design.

Principais atividades: Design, Construção e acabamento das pistas, Gerenciamento, Preparo e organização da equipe de trabalho.

Descrição: Construção de pistas para bicicletas MTB para o Ministério do Turismo de Israel, projeto organizado pelo Kibutz Samar no deserto do Arava israelense e Deserto da Judeia, situado no sul do país, em que consiste construir as pistas preservando o máximo do ambiente natural em todo o seu trajeto, sem usos de materiais externos a natureza e ecologia do lugar.

2019/2020 - Paisagismo Ecológico Mediterrâneo Israelense & Tropical Microclimático - Eco Green Success Israel

Cargo: Gerente de Construção, Manutenção e Design.

Principais atividades: Construção Paisagística com pedras mediterrâneas, árvores e plantas, Plantio, Manutenção e colheita de culturas orgânicas, Compostagem, líquido compostos e vermicomposto, fungicidas e pesticidas orgânicos, adubos e nutrientes orgânicos.

Descrição: הצלחה ירוקה - Eco Green Success atua com arte, criando, recriando, modificando ou recuperando ambientes residenciais na elaboração de paisagens ecológicas, orgânicas e microclimáticas. Trazendo para o ambiente residencial e familiar, além de beleza estética, ecologia e qualidade de vida natural. Nossos trabalhos de designer paisagistas com jardins estéticos, jardins orgânicos comestíveis, piscinas e cascatas ecológicas estilo mediterrâneo, tropical e semitropical utiliza de pedras, plantas, arvores ornamentais e frutífera nativas, europeias e tropicais de varias partes do mundo. Contribuindo assim, de forma direta e benéfica para uma relação mais próxima do homem com a natureza em meio ao contraste urbano.
הצלחה ירוקה - Eco Green Success busca viabilizar os benefícios do paisagismo ecológico aliado com o caráter alimentício, nutricional e farmacológico. Dessa forma, planejamos e executamos jardins produtivos, que além do valor estético tem a sua importância na produção de frutas, verduras, legumes, temperos e ervas medicinais, podendo ser classificada também como Agricultura Orgânica Urbana. 

2019 - Amit Solar - Engenharia e Usina de Energia Renovável - Israel

Cargo: Gerente de Construção, Design e Engenharia de Usina Renovável.

Principais atividades: Design, Construção e Manutenção das plataformas para abarcar as placas fotovoltaicas, Gerenciamento, Preparo e organização da equipe de trabalho.

Descrição: Energia solar é um termo que se refere à energia proveniente da luz e do calor do Sol. É utilizada por meio de diferentes tecnologias em constante evolução, como o aquecimento solar, a energia solar fotovoltaica, a energia heliotérmica, a arquitetura solar e a fotossíntese artificial. Tecnologias solares são amplamente caracterizadas como ativas ou passivas, dependendo da forma como capturam, convertem e distribuem a energia solar. Entre as técnicas solares ativas estão o uso de painéis fotovoltaicos, concentradores solares térmicos das usinas heliotérmicas e os aquecedores solares. Entre as técnicas solares passivas estão a orientação de um edifício para o Sol, a seleção de materiais com massa térmica favorável ou propriedades translúcidas e projetar espaços que façam o ar circular naturalmente.

2018/2020 - Construção Ecológicas de habitações e edifícios tradicional da Mongólia, Yurt - Freedome Yurts & Dome - Israel

Cargo: Construtor.

Principais atividades: Construção de Yurt.

Descrição: Yurt é uma tenda ou cabana circular usada tradicionalmente pelos pastores nômades mongóis e de outros povos da Ásia Central, como os quirguizes e os cazaques. Possui uma estrutura interna de madeira, com parede raramente ultrapassando a altura de um homem e teto ligeiramente abobadado, possuindo apenas um cômodo. É coberta por feltro ou lã, geralmente brancos. Toda a estrutura é de fácil montagem, fornecendo boa proteção contra o calor e o frio, e é carregada em pequenas carruagens nas migrações em busca por melhores pastagens para seus rebanhos. A UNESCO classificou em 2014 o fabrico tradicional dos yurts como Património Cultural Imaterial da Humanidade na Mongólia com a designação "Artesanato tradicional do ger mongol e costumes anexos". No ano seguinte, inclui na mesma lista uma entrada com património do Quirguistão e Cazaquistão, com a designação "Conhecimentos e técnicas tradicionais vinculados ao fabrico de yurts quirguizes e cazaques (habitat nómada dos povos túrquicos)". Esses Yurt é uma versão moderna e melhorada da tenda tradicional da Mongólia, que por muitos anos até o presente fornece uma solução residencial confortável, simples e bonita. O edifício está em todas as condições meteorológicas - mesmo no clima extremo da Mongólia. O Yurt é um espaço autêntico, único, estável e ancorado, simples de montar e projetado. Apesar de ser discriminado como uma simples tenda mongol, o edifício Yurt, hoje é usado para habitação permanente, unidades de alojamento, estúdio ou sala de tratamento, espaço para oficinas ou como um complemento à construção.

2016/2020 - Construção e Manutenção de Ambientes Aquáticos Ecológicos – Mizumi - Israel

Cargo: Gerente de Manutenção e Construtor de jardins aquáticos.

Principais atividades: Manutenção e construção de jardins aquáticos e ecológicos, Cultivo de inúmeras culturas de plantas aquáticas e peixes ornamentais, Técnicas de filtragens e filtros biológicos.

Descrição: Construção naturais e ecológicas de cascatas, riachos, lagos, viveiros aquáticos com plantas, sapos e peixes, piscinas de banhos e ornamentais. Utilizando de técnicas naturais de filtragens com gravitação e elementos naturais com pedras, areia e produtos manufaturados ou industrias reciclados. Projetos ecológicos do Grupo Israelense de construção natural e ecológicos de ambientes aquáticos MIZUMI.

2014/2015 – Agricultura Orgânica – Havat Shorashim - Ayanot - Israel

Cargo: Gerente de Trabalho.

Principais atividades: Plantio, Manutenção e colheita de culturas orgânicas, Compostagem, líquido compostos e vermicomposto, fungicidas e pesticidas orgânicos, adubos e nutrientes orgânicos.

Descrição: Agricultura Orgânica Policultural Sustentável. Usando racionalmente a água por irrigação de gotejamento ou demais técnicas econômicas de água contextualizadas na realidade local de topografia, clima, variação climática e hábitos culturais da população israelenses judias e árabes. Manejando a vegetação nativa, como cobertura morta, rotação de culturas e cultivos protegidos para controle da luminosidade, temperatura, umidade, pluviosidade e intempéries. Além do manejo com técnicas de minhocultura, geradora de húmus com diferentes graus de fertilidade; manejo mínimo e adequado do solo com plantio direto, curvas de níveis e outras para assegurar sua estrutura, fertilidade e porosidade.

2013/2014 - Insel der Kinder (ONG da Alemanha) - Ilha de Itaparica - Bahia - Brasil

Cargo: Coordenador Executivo, Dinamizador Eco-cultural e Educador Ambiental.

Principais atividades: Educação Ambiental (Escola Sustentável), Artística e Cultural, Capoeira Angola, Terapias Holísticas e Ocupacionais.

Descrição: Ecoalfabetização e Sustentabilidade Orgânica na Comunidade de Amoreiras, no Município de Itaparica, na Ilha de Itaparica, no Estado da Bahia. Palestras, Aulas Práticas e Teóricas Ecológicas sobre Consumo Sustentável, dando ênfase aos temas voltados a: Modena Cidadania, Água, Alimentos, Biodiversidade, Transportes e o Meio-Ambiente, Energias, Lixo, Publicidade, Banheiros Ecológicos, Banco de Sementes, Agricultura Orgânica, reciclagem e as variadas técnicas de Compostagem (Líquidocomposto, Vermicomposto, adubo). Cursos gratuitos para toda comunidade, em que teve a participação de crianças e adolescentes.

  • Escola Sustentável - Amostra de Vídeo das Atividades na Insel der Kinder

  • Escola Sustentável - Agrofloresta

  • Ecoalfabetização - Placas de Conscientização Ambiental

  • Educação Cultural, Musical & Corporal - Capoeira Angola

2013 - Associação Sol Nascente - Ilha de Itaparica - Bahia - Brasil

Cargo: Coordenador Executivo, Dinamizador Ecológico  e Educador Ambiental, Terapias Holísticas e Ocupacionais.

Principais atividades: Educação Ambiental (Escola Sustentável), Artística e Cultural, Capoeira Angola, Terapias Holísticas e Ocupacionais.

Descrição: Ecoalfabetização e Sustentabilidade Orgânica para a Comunidade de Conceição, no Município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, no Estado da Bahia. Sendo realizado na ONG Sol Nascente. Tendo palestras, aulas práticas e teóricas ecológicas sobre Consumo Sustentável, dando ênfase aos temas voltados a: Moderna Cidadania, Água, Alimentos, Biodiversidade, Transportes e o Meio-Ambiente, Energias, Lixo, Causas e Efeitos da Publicidade e Consumo, Banheiros Ecológicos, Banco de Sementes, Agricultura Orgânica, reciclagem e as variadas técnicas de Compostagem (Líquidocomposto, Vermicomposto, adubo). Cursos gratuitos para toda comunidade, em que teve a participação de pessoas de todas as idades.

  • Escola Sustentável - Compostagem, Horta Orgânica Comunitária, Ecoalfabetização

  • Terapia Ocupacional - Educação Musical

2012 -  Adama Dance Company, Mitzpe Ramon - ADAMA Festival - Israel

Cargo: Dinamizador do Workshop de Capoeira Angola.

Descrição: Localizado no deserto do Negev em Israel a Compahia de Dança Adama, realiaza o seu festival anual, na pequena cidade de Mitzpe Ramon coração do deserto sul.

2012 - Base Aéria do Exercito Israelense - Shaharut - Israel

Cargo: Educador Ambiental e Professor de Capoeira Angola

Principais atividades: Arte, Reciclagem de materiais sólidos e Capoeira Angola

Descrição: Atividades de férias na Base Aéria do Exercito Israelense, para crianças das famílias dos militares que ali habitavam.

2010/2011 – Casa Metropolitana de las Juventudes - Municipalidad de Quito y Patronato San José - Ecuador

Cargo: Dinamizador Cultural e Educador Corporal.

Principais atividades: Educação Cultural, Capoeira Angola, Percussão.

Descrição: A Unidade de Patronato Municipal de São José do Município de Quito é um órgão encarregado de executar programas sociais capazes de defender e restaurar os direitos das populações mais vulneráveis, tais como: crianças e adolescentes, jovens, idosos e pessoas com deficiência, que se encontram enfrentando o risco de sofrer problemas de: saúde, violência e pobreza. Mais de 40.000 usuários diretos que se beneficiam de programas que promovem inclusão, igualdade de gênero e solidariedade entre os cidadãos que moram nessa cidade.

2010/2011 - Projeto Capoeira Angola Itinerante - Ministerio de Cultura y Patrimonio - Ecuador

Cargo: Coordenador Executivo e Agente Cultural.

Principais atividades: Aulas, Rodas e Palestras de Capoeira Angola, Percussão, Samba de Roda e Cultura Popular Afrobrasileira.

Descrição: Esse projeto destinou-se a promoção e divulgação da Capoeira Angola nas praças, parques e ruas do Ecuador. Fazendo com que a verdadeira informação de Capoeira Angola, seja acessível a todos e se manifeste na tradição como cultura popular mundial. Sendo de 15 em 15 dias realizadas palestras, workshops e rodas da Capoeira Angola abertas a todo público, sem discriminar idade, sexo, nacionalidade, status social, religião, política, classe ou etnia.

  • Projeto Capoeira Angola Itinerante Ecuador - La Mariscal

  • Projeto Capoeira Angola Itinerante Ecuador - La Floresta

  • Projeto Capoeira Angola Itinerante Ecuador - La Carolina

  • Projeto Capoeira Angola Itinerante Ecuador - Tumbaco

  • Projeto Capoeira Angola Itinerante Ecuador - Centro de Quito

  • Projeto Capoeira Angola Itinerante Ecuador - Guapulo

  • Primeiro Festival de Capoeira Angola do Ecuador - Ibarra

2008 a 2010 – Organização Arte Refúgio da Juventude - Pontinho de Cultura - Ministério da Cultura - Ilha de Itaparica - Bahia - Brasil

Cargo: Presidente, Coordenador Executivo, Dinamizador Ecológico e Educador Ambiental.

Principais atividades: Educação Ambiental (Escola Sustentável), Educação Artística e Cultural, Capoeira Angola, Ludicidade, Terapias Holísticas e Ocupacionais.

Descrição: A Organização Arte Refúgio da Juventude, além de ser uma ONG institucionalizada, era um movimento ativista, sem muitas regras e formalidades, tendo como prioridade a ação prática em diversas atividades eco-sócio-educativas, ocupando o tempo ocioso dos jovens (socialmente vulneráveis, marginalizados e em estado de risco) nos turnos alternados das escolas, fins de semanas e feriados. Utilizando os espaços públicos da comunidade, como: escolas, praças, centros e sedes comunitárias, ruas, praias, florestas, casas e espaços abandonados para promover atividades de caráter terapêutico e educacional. Idealizado, fundado, financiado e administrado por Jp Santsil na Ilha de Itaparica, em particular a região de Barra Grande no município de Vera Cruz, esse movimento tinha como principal meta congregar os ativistas dos diversos movimentos ambientais, culturais e sociais como: permacultores, ecologistas, naturalistas e arte-terapeutas, educadores, contadores de histórias, escritores, artistas, atores e poetas, músicos e dançarinos, capoeiristas, artesões, esportistas e todos aqueles que formavam, divulgavam, simpatizavam e defendiam esses segmentos, bem como a comunidade em geral, sem distinção de idade, sexo, cor, nacionalidade, profissão, credo religioso e político. Para juntos expandirmos oportunidades culturais, ambientais, e comunitárias enriquecendo e fortalecendo a juventude da Ilha de Itaparica, visando enraizar práticas sustentáveis, em que voluntários de várias nacionalidades participassem como agentes, para fornecer um cardápio diverso de trabalhos, dinâmicas, brincadeiras e atividades. Essa ação ativista pretendia conscientizar os Jovens das comunidades da Ilha, para o benefício que traz o conhecimento dos princípios básicos da sustentabilidade e solidariedade, ecoalfabetizando-os com vivências práticas sobre o impacto da nossa vida pessoal e social na comunidade e no meio ambiente, e, na educação ambiental da descoberta do nosso potencial de restauração. As ações desse movimento ativista eram diárias, livres, simples e esporádicas nos turnos alternados das escolas, em que priorizava nos Jovens, que o Amor e a Paz são os melhores caminhos, que o verdadeiro valor da vida está nas simples coisas, que nos pequenos atos e gestos como um simples: Bom dia! Boa tarde! Seja feliz! Gratidão! Podemos mudar nosso meio-ambiente, nossa vida, nossa comunidade e nosso mundo. Resgatando assim, os vínculos de proximidade para crescermos em uma sociedade, em que os valores individuais e coletivos sejam respeitados, para nos orientar nessa possível tarefa de estabelecer a harmonia, e assim, garantir o Amor e a Paz. Entretanto, para isso se manifestar em nossa comunidade, acreditamos no Poder e na Magia da EDUCAÇÃO que influi na formação e transformação cultural da condição humana, e sabemos unicamente que a JUVENTUDE é o solo fértil onde a semente do Verdadeiro SER HUMANO, romperá sua cápsula de ignorância em direção ao mundo luminoso de possibilidades infinitas. Com base nesse princípio e nos frutos das nossas experiências de vida, como agentes do bem, e também, nos diversos relacionamentos em trabalhos com crianças e adolescentes como educadores ativistas autodidatas, este movimento foi idealizado e concebido, como uma nova fórmula educacional alternativa e adequadamente efetiva em todos os princípios básicos do desenvolvimento sustentável. Sendo acessível a todos, e, agindo em prioridade no desenvolvimento da capacidade humana e de seu poder de auto-cura e restauração, pela valorização da JUVENTUDE e pelo incentivo e reconhecimento de suas faculdades inatas, proporcionando o bem-estar, vinculados as brincadeiras, expressões artísticas, corporais, culturais e esportivas, e, de práticas bioenergéticas, em que o fundamento existencial satisfaça as suas necessidades diárias, com a plena responsabilidade de cuidar e manter a boa e sadia qualidade de vida, das gerações futuras e do meio ambiente comunitário ecologicamente equilibrado, manifestando a tão sonhada Terra sem Mal, o encontro do Céu com a Terra, o Taru Andé, dos sonhos dos nossos antepassados Guaranis, e a Ngola NJanga dos sonhos dos nossos antepassados africanos que foram escravizados, manifestando um pleno e admirável Mundo Novo de solidariedade, fraternidade, paz, amor e união, sem utopias. Estávamos aqui, em alerta vermelho para informar em poucas palavras que: SE VOCÊ NÃO FAZ PARTE DA SOLUÇÃO, ENTÃO VOCÊ FAZ PARTE DO PROBLEMA!

  • Terapia Ocupacional - Educação e Consciência Ambiental - Limpeza das Praias

  • Terapia Ocupacional - Ludicidade - Brinquedoteca

  • Terapia Ocupacional - Aprimoramento da auto-estima e confiança no grupo social

  • Terapia Ocupacional - Jogos de Mesa para o raciocínio lógico e concentração

  • Terapia Ocupacional - Círculos de conversa para expressar ideias e sentimentos

  • Terapia Ocupacional - Criação de bonecos e teatro de fantoches

  • Terapia Ocupacional - Dinâmica 4 elementos, com o tema: TERRA

  • Terapia Ocupacional - Dinâmica 4 elementos, com o tema: FOGO

  • Terapia Ocupacional - Dinâmica 4 elementos, com o tema: ÁGUA

  • Terapia Ocupacional - Dinâmica 4 elementos, com o tema: AR

  • Terapia Ocupacional - Escolinha de Surf

  • Terapia Ocupacional - Ludicidade - Brincadeiras de Rua

  • Terapia Ocupacional - Ludicidade - Brincadeiras de Praia - Volei

  • Terapia Ocupacional - Ludicidade - Brincadeiras de Praia - Futebol

  • Terapia Ocupacional - Ludicidade - Brincadeiras de Praia - Natação

  • Terapia Ocupacional - Ludicidade - Brincadeiras de Praia - Frescobol

  • Terapia Ocupacional - Ludicidade - Brincadeiras de Praia - Brincando na Areia

  • Terapia Ocupacional - Educação Ambiental - Placas de Conscientização Ecológica

  • Terapia Ocupacional - Arte com Jornal e Reciclagem

  • Terapia Ocupacional - Capoeira Angola

  • Terapia Ocupacional - Apresentação Artística dos Jovens para Comunidade

  • Terapia Ocupacional - Pintura na Parede em uma velha casa abandonada

  • Terapia Ocupacional - Ludicidade - Parque de Diversão

  • Terapia Ocupacional - Dança e Percussão Afro

  • Architect Without Borders USA - Construção de Banheiros Secos Ecológicos

2007/2008 - Trust For The Americas & Microsoft - POETA - Programa de Oportunidades Para el Empleo Através de la Tecnología en las Américas - Programa del Muchacho Trabajador - Banco Central del Ecuador - Ecuador

Cargo: Dinamizador Cultural e Educador Corporal.

Principais atividades: Educação Cultural, Capoeira Angola, Percussão e Samba de Roda.

Descrição: No início de 2005, a Fundação Trust for the Americas lançou seu programa hemisférico de treinamento e capacitação em tecnologia em parceria com a Microsoft por meio de sua iniciativa Unlimited Potential. O POETA é implementado em mais de 10 países e conta com mais de 15 centros de treinamento que oferecem instrução a populações marginalizadas e pessoas com deficiências no uso de softwares como Excel, Word, Power Point e preparação para o mundo do trabalho. Nos centros POETA, também é prestada assistência às microempresas no desenvolvimento de seus negócios e no uso de tecnologias de comunicação e informação. A Fundação Trust for the Americas acredita que essa aliança com a Microsoft terá um impacto de longo prazo para o benefício das comunidades que possuem centros POETA e espera que até 2010 haja pelo menos um centro POETA em cada país do hemisfério. Já o Programa Muchacho Trabajador -PMT teve início no ano de 1983, no interior do Banco Central del Ecuador, na procura de um vínculo entre a política econômica e a política social do Estado ecuatoriano.

  • Terapia Ocupacional - Aulas de Capoeira Angola

  • Terapia Ocupacional - Rodas de Capoeira Angola

2006/2007 – Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura UNESCO - Programa Escola Aberta - Salvador - Bahia - Brasil

Cargo: Coordenador Executivo, Dinamizador Cultural e Educador Corporal.

Principais atividades: Educação Artística e Cultural, Capoeira Angola, Terapia Ocupacional.

Descrição: O Programa Escola Aberta incentiva e apóia a abertura, nos finais de semana, de unidades escolares públicas localizadas em territórios de vulnerabilidade social. A estratégia potencializa a parceira entre escola e comunidade ao ocupar criativamente o espaço escolar aos sábados e/ou domingos com atividades educativas, culturais, esportivas, de formação inicial para o trabalho e geração de renda oferecidas aos estudantes e à população do entorno. Estas foram Oficinas abertas a toda comunidade de Alto de Coutos, Subúrbio Ferroviário de Salvador. No Programa Escola Aberta da UNESCO, com auspício do Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Educação, Cultura e Esporte da Bahia, Ministério da Cultura e do Esporte do Brasil, Governo Federal. Sendo organizada e coordenada por Jp Santsil.

  • Terapia Ocupacional - Aulas de Capoeira Angola

  • Terapia Ocupacional - Rodas de Capoeira Angola com intercâmbio de jovens dos USA

  • Terapia Ocupacional - Hip-Hop - Aulas de Dj e MC

  • Terapia Ocupacional - Aulas Jiu-Jitsu

  • Terapia Ocupacional - Aulas de Informatica (word, excel, power point, S.O. Windows)

  • Terapia Ocupacional - Aulas de Violão

  • Terapia Ocupacional - Futebol de Quadra

  • Terapia Ocupacional - Aulas de Artesanato

  • Terapia Ocupacional - Dança de Rua e Expressões Corporais

2004 a 2006 – Instituto Agroecológico Kilombo Tenondé - Salvador - Bahia - Brasil

Cargo: Coordenador Executivo, Dinamizador Ecológico e Educador Ambiental.

Principais atividades: Educação Ambiental (Escola Sustentável), Artística e Cultural, Capoeira Angola, Terapias Holísticas e Ocupacionais.

Descrição: O Kilombo Tenondé combina a arte da Capoeira Angola com a prática de permacultura realizando uma série de atividades, eventos e oportunidades de trabalhos voluntários. Essas atividades envolvem a bioconstrução, agroflorestas, a agricultura orgânica (incluindo produção de: cacau, canela, cravo, urucum, dendê, guaraná, manica, jaca, legumes, dentre outros), criação de animais, incentivando a comunidade local para o desenvolvimento de práticas ecológicas e auto-sustentáveis. O Kilombo é localizado em Bonfim, um pequeno vilarejo próximo da cidade de Valença/BA. A área tem floresta nativa, áreas de agricultura e áreas reflorestadas. 

Nesse período do tempo, entre os anos de 2004 a 2006, o Kilombo Tenondé se localizava no Subúrbio Ferroviário de Salvador, em uma chácara entre a linha férrea e o mar, e todas as atividades eram livres e gratuitas para comunidade. E tinha como principal objetiva trabalhar com terapias ocupacionais com os jovens das comunidades carentes de Coutos, Alto de Coutos, Paripe e Periperi. Infelizmente, 70% dos jovens que estão nas imagens das atividades abaixo foram assassinados, vítimas das violências e tráfico de drogas dessas favelas. Porém, uma pequena parcela de 2% conseguiram ascender socialmente devido à aproveitar dos ensinamentos dessas vivências.

  • Terapia Ocupacional - Intercâmbio de Jovens e Saberes - Brasil & USA